>Sal e Luz

>


A juventude cristã está inserida numa sociedade regida por valores invertidos que criam padrões que, aos poucos, tem destruído a identidade cristã da nossa juventude. No evangelho de ontem (Domingo 06/02/11), Jesus disse aos seus discípulos “vós sois o sal da terra, se porém o sal se tornar insípido como lhe restaurar o sabor?” Na sociedade atual o que deveria dar gosto não tem gosto.Claramente,a ênfase de Jesus não recai sobre todas as propriedades do sal,mas sobre o sabor.
Jesus nos convida neste evangelho a ser verdadeiramente o sal na “massa”, pesando sobre nós, jovens, mais ainda o papel de evangelização na sociedade atual que cada vez mais se degrada com as coisas mundanas. Ser verdadeiro discípulo no mundo de hoje deve ser discernido como um verdadeiro encontro com o sabor, com o gosto que se torna indispensável. A comida sem sal não é saborosa, não tem sabor, não tem gosto, não tem nada que apetece comê-la. O discípulo de Jesus precisa ter gosto, sabor e influência sobre o seu ambiente. Jesus ainda nos diz: “Vós sois a luz do mundo”. A luz tem domínio sobre as trevas. Aonde a luz chega as trevas se dissipam, elas chispam, vão embora, acabam. A luz mata as trevas. A luz revela as coisas ocultas das trevas. O verdadeiro “jovem – discípulo” deve iluminar a vida de outras pessoas levando-as ao encontro da Luz do mundo que é Jesus.
O papel do jovem é ser “Sal e Luz” no meio em que vive e com as pessoas que o rodeiam, não que a ação evangelizadora seja limitada aos que nos cercam mais sim, que o exemplo do anúncio da Boa Nova possa infundir no coração dos nossos o prazer e a alegria de ser um porta-voz do amor de Deus. Ser sal e luz do mundo não é ficar debaixo do alqueire como disse Jesus, mas sim, ficar no velador, lugar alto, de onde pode ser visto. Paulo disse: “não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação de vossa mente”.
Eis a questão: ser ou não ser. Não ser discípulo é ser insosso e sem luz, todavia ser discípulo de Cristo é conhecer os princípios da Palavra e colocá-los em prática na vida cotidiana; é ter consciência da história que está sendo vivida e fazer diferença; é também saber e crer no Deus que transforma o homem, fazendo desse uma nova criatura, regenerada, lavada no sangue de Cristo, purificada e santificada pelo Espírito Santo. Esse é o papel de todo cristão.
“Nossos jovens anseiam e têm sede de Deus, cabe a nós saciá-los.”
Texto: Guilherme Borges
Postado por: Gilberto José
Anúncios

9 comments on “>Sal e Luz

  1. Lucas diz:

    >Belo texto!!!Realmente "iluminado"!!!Abraços Lucas

  2. edson diz:

    >Texto que retrata a pura verdade do nosso mundo os jovens se desviando do evangelho e caindo nos prazeres da vida coisas mundanas !!!Texto realmente lindo !!!Parabéns !!!!!

  3. >Ola, Sobre a ultima frase: "Nossos jovens anseiam e têm sede de Deus, cabe a nós saciá-los.”Nossos jovens tem sim sede de Deus e das coisas da Igreja, temos que dar mais apoio aos nossos jovens!!! Porque hoje geralmente só tem festas com prostituições, drogas, etc… temos que trazer os jovens para serem sal e luz na Igreja ou na Paroquia que residem, com o apoio da PJ!!!E a PJ e o Blog tem o apoio especial do Blog Gilberto José

  4. Giancarlo diz:

    >Parabéns pelo texto abençoado….Sejamos Luz!!!

  5. >Assim como disse o nosso Santo Padre o Papa João Paulo II:"o mundo precisa de santos de calças jeans", jovens que no cotidiano natural de suas vidas, evangelizem e sejam evangelizados e não tenham medo de se mostrarem como Luz e como Sal…Parabéns pelo artigo…sábias palavras!

  6. >mundo vive um momento assutador! Crianças, adolescentes e jovens estão em caminhos que os levam ao abismo. Mães e pais ainda mais preocupados, sem controle buscam pela solução, mas no fundo sabemos que a única solução é Jesus. Independentemente da religião, da denominação ou das doutrinas seguidas, devemos acreditar em quem nos amou primeiro, em quem se apaixonou por nós, em quem morreu na cruz e ressuscitou um dia, provando para toda a humanidade o seu imenso amor e a sua verdadeira paixão! Jesus Cristo é o único caminho, é a verdade, é a vida. Ninguém chega ao Pai sem passar por ele. Agora, mais do que nunca é a hora de reconhecermos a nossa pequenez e abraçarmos àquele que realmente se importa conosco. Que sejamos Sal e Luz ao lado de Jesus – o único e suficiente Salvador.Parabéns pelas sábaias palavras!Que todos tenham uma ótima semana.

  7. Dante diz:

    >cara gostei muito esse texto retrarta a realidade da juventude de hoje parabens ai pelo texto gostei muito mesmo

  8. "beti.!nho diz:

    >Deus permite a nos a escolha, mas se nos não formos atrás não será dado a nos de mãos beijadas, nos que temos esse sentimento de ver um mundo melhor não deveríamos somente guardar essa idéia para nos, e sim compartilhar "“, todavia ser discípulo de Cristo é conhecer os princípios da Palavra e colocá-los em prática na vida cotidiana; é ter consciência da história que está sendo vivida e fazer diferença; "“ então façamos a diferença.

  9. Adriana diz:

    >Parabéns pelo texto!!!Gostei pra carambaque Jesus sempre teilumine e te abençõe…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s