Pessoas imaturas X Pessoas maturas

Decepcione comigo, mas que a sua decepção comigo não seja uma decepção por Aquele a quem eu anuncio!

As pessoas imaturas sofrem muito. As pessoas imaturas querem modificar os fatos, pessoas maduras deixam que os fatos os modifiquem.

1.     A maturidade nos faz perceber que não podemos mudar os fatos. Um imaturo ganha um limão e o chupa fazendo careta. O maduro faz uma limonada com o limão que ganhou.  

2.         A santidade começa na autencidade. Por isso, Jesus Cristo nos pede para ser como as crianças, que são verdadeiras e simples.

Agora, se você não consegue lidar com os limites dos outros, é porque você não consegue lidar com os seus limites. A rejeição é um processo de VER-SE.

Toda vez que eu quero buscar no outro o que me falta, eu o torno um objeto. Eu posso até admirar no outro o que eu não tenho em mim, mas eu não tenho o direito de fazer do outro uma representação daquilo que me falta. Isto é imaturidade.

Uma coisa é amar por necessidade e outra é amar por valor. Amar por necessidade é querer sempre que o outro seja o que você quer. Amar por valor é amar o outro como ele é, quando ele não tem mais nada a oferecer, quando ele é um inútil e por isso você o ama tanto. A experiência de amar e ser amado é acima de tudo a experiência do respeito.

3.     Para ser de Deus é preciso ser livre, é preciso estar livre de todas as amarras que nos aprisionam.

 O processo da imaturidade pode se estender pela vida inteira, quando eu olho para o mundo e me vejo como um coitado, isso não é maturidade, é um infantilismo que não nos leva a nada.

Texto: Padre Wesley Roberto Balbino

Fonte: Paróquia São Francisco das Chagas – Rio Paranaíba – MG

Postado por: Gilberto José

Deixe uma Resposta

